Kodak NX advantage é lançado oficialmente no Brasil As novidades foram apresentadas durante um evento realizado no Senai Barueri, para o qual foram convidados gráficos e convertedores de todo o país

Palestra, que contou com organização da Kodak e de sua revenda, Zanatto Soluções Gráficas, apresentou recursos e diferenciais da atualização da família KODAK FLEXCEL NX e destacou os benefícios imediatos para convertedores e gráficas de embalagens

A Kodak, em parceria com a revenda Zanatto Soluções Gráficas, lançou oficialmente no Brasil na noite do último dia 27 de janeiro a família NX advantage, uma atualização tecnológica da linha KODAK FLEXCEL NX que traz diversos aprimoramentos, frutos de quase três anos de pesquisas e que envolvem um novo padrão de microrretículas, otimização no uso de tinta, agilidade nos processos e aumento de qualidade visual das embalagens impressas.

As novidades foram apresentadas durante um evento realizado no Senai Barueri, para o qual foram convidados gráficos e convertedores de todo o país, que assistiram a duas apresentações: a primeira, ministrada por Mauro Freitas, gerente comercial na Kodak para os países do Cone Sul no segmento de Embalagens, que mostrou a evolução do portfólio de soluções flexográficas da Kodak e o panorama do mercado Flexográfico no Brasil e no mundo, incluindo tendências e principais desafios; e a segunda, ministrada por Robson Esperança, gerente para soluções em Flexografia da Zanatto, que mostrou a linha evolutiva da tecnologia KODAK FLEXCEL NX desde seu lançamento na Drupa de 2008, até o desenvolvimento da geração NX advantage.

Segundo Mauro, os empresários brasileiros sofrem a pressão da concorrência externa, principalmente de embalagens impressas na China, e, também, devem estar atentos a inovações iminentes, como inserção de recursos para interação com dispositivos móveis (códigos de barras, QR Codes etc.), realidade aumentada, personalização e segmentação, embalagens inteligentes entre outros.

“O segmento precisa se adaptar a essas demandas para se tornar competitivo e aumentar o volume de exportação”, explicou Mauro. “E isso passa por investir em novas técnicas e tecnologias de produção que proporcionem ganhos reais e mensuráveis aos convertedores.”

Alta performance

Destacando os aprimoramentos introduzidos na nova geração NX advantage, Robson Esperança destacou que, desde que foi lançada, em 2008, a tecnologia KODAK FLEXCEL NX estabeleceu um marco para o mercado flexográfico. “Há um antes e um depois da tecnologia Flexcel”, destacou. “Basta ver que a tecnologia foi apresentada na Drupa de 2008 e, até hoje, as empresas não exploram todo seu potencial e suas novidades continuam atuais.”

Segundo Robson, a geração NX advantage resolveu alguns questionamentos que ainda persistiam, após o lançamento do FLEXCEL NX. “Há desafios que obrigam os convertedores e gráficos a se equilibrarem entre otimizar a qualidade e aumentar a produtividade. O que acontecia é que, normalmente, ao mexer em um comprometia-se o outro. Além disso, todo esse processo de adaptação gera custos maiores tanto para convertedores quanto para donos de marca. O NX advantage elimina isso, já que está preparado para trabalhar com qualquer desafio do mercado de Flexografia, sejam os que já existem, como demandas que possam surgir”, disse.

Compartilhar com: