Estudo da Zebra revela que metade das empresas de manufatura no mundo adotarão tecnologias wearable em 2017 A maioria dos fabricantes entrevistados usará a Internet das Coisas Industrial (IIoT) para elevar os níveis de qualidade e a visibilidade operacional

LINCOLNSHIRE, IL. – 24 de agosto de 2017 – A Zebra Technologies Corporation (NASDAQ: ZBRA), líder de mercado no segmento de mobilidade, scanners e impressoras de códigos de barras com software e serviços que garantem às empresas visibilidade em tempo real, revelou hoje os resultados do Estudo Sobre A Indústria Da Manufatura 2017, pesquisa que analisa as tendências emergentes que vão moldar o futuro da manufatura industrial. O estudo mostrou que os fabricantes adotam a IIoT para elevar os níveis de visibilidade e qualidade.

Impulsionadas pela globalização, pelo aumento da concorrência e pela maior demanda dos clientes por mais opções e produtos de alta qualidade, as fábricas conectadas se tornaram uma necessidade. A pesquisa de Zebra estima que crescerá significativamente o número de organizações com uma fábrica totalmente conectada durante os próximos cinco anos.

DADOS RELEVANTES DA PESQUISA

  • Empresas de manufatura continuarão adotando a Indústria 4.0 e a fábrica inteligente. Os funcionários usarão uma combinação de identificação por rádio frequência (RFID), tecnologias wearable, sistemas automatizados e outras tecnologias emergentes para monitorar os processos físicos das fábricas e permitir que as empresas tomem decisões descentralizadas. Até 2022, 64% dos fabricantes esperam estar totalmente conectados em comparação com apenas 43% dos dias atuais.
  • Metade dos fabricantes está planejando adotar tecnologias wearable até 2022. Cerca de 55% dos usuários atuais de tecnologias wearable esperam ampliar o nível de utilização nos próximos cinco anos.
  • Espera-se que processos manuais diminuam significativamente. Atualmente, 62% usam papel para controlar processos essenciais de manufatura. Espera-se que esse tipo de processos ocorra apenas em uma em cada cinco empresas de manufatura em 2022. O uso de papel para controlar trabalhos em andamento (WIP) é altamente ineficiente e sujeito a erros.
  • Executivos de todas as regiões mencionaram a garantia de qualidade como principal prioridade nos próximos cinco anos. Empresas com visão de futuro adotam uma filosofia orientada à qualidade para impulsionar o crescimento, o desempenho e a rentabilidade. Até 022, apenas 34% esperam qualificar para essa prioridade como uma de suas principais preocupações – notando que as melhorias feitas, tanto por fornecedores quanto por fabricantes iguais, finalmente vão elevar a qualidade dos produtos acabados.
  • Fabricantes afirmaram que os investimentos em visibilidade vão apoiar o crescimento de toda a sua operação. A parcela de 63% citou o rastreamento com uma combinação de tecnologias como foco central (por exemplo, digitalização de códigos de barras, RFID e sistemas de localização em tempo real (RTLS)), que deverá ser implantado para alcançar a visibilidade desejada.
  • 51% das empresas planejam expandir o uso da tecnologia de voz nos próximos cinco anos. O crescimento mais significativo da tecnologia de voz será nas maiores empresas (> US$ 1 bilhão) com um uso que atingirá o patamar de 55% até 2022.

RESULTADOS REGIONAIS

  • Espera-se que soluções sob demanda e de nuvem e software como serviço (SaaS) para sistemas de execução de manufatura (Manufacturing Execution Systems, MES) crescerão rapidamente – 58% dos entrevistados nos Estados Unidos esperam usar esses serviços até 2022.
  • Até 2022, 54% dos fabricantes europeus entrevistados planejam usar RTLS para coletar dados críticos sobre ativos, incluindo localização, estágio e condição.
  • Mais da metade (51%) dos fabricantes entrevistados na América Latina e 48% dos fabricantes da Ásia e do Pacífico esperam usar RFID para otimizar trabalhos em andamento até 2022.
  • Quase seis em 10 fabricantes latino-americanos (58%) mencionaram maior garantia de qualidade como principal prioridade nos próximos cinco anos.
  • As empresas estão se concentrando menos em manter os materiais disponíveis e mais dependentes de fornecedores para prover bens sob demanda.

ANTECEDENTES E METODOLOGIA DA PESQUISA

  • 1.100 gerentes que autorizam ou influenciaram a aquisição de tecnologias de manufatura na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia-Pacífico foram entrevistados pela Peerles Insights.
  • A pesquisa on-line foi realizada durante o primeiro trimestre de 2017 com uma ampla gama de segmentos, entre eles automotivo, alta tecnologia, alimentos e bebidas, tabaco e medicamentos.

DECLARAÇÃO DE APOIO

Vanderlei Ferreira, Country Manager da Zebra Technologies no Brasil

“As empresas de manufatura estão entrando numa nova era em que a produção de itens de alta qualidade é essencial para retenção e aquisição de clientes bem como para redução de custos que afetam os resultados. Os resultados do Estudo Sobre A Indústria Da Manufatura 2017 mostram que a IIOT atravessou o abismo e que fabricantes inteligentes estão investindo agressivamente em tecnologias que vão criar um chão de fábrica com mais inteligência e mais conectados para ter elevar os níveis de visibilidade operacional e qualidade.”

 

Sobre a Zebra Technologies

Com a visibilidade incomparável que a Zebra (NASDAQ: ZBRA) garante, as empresas se tornam tão inteligentes e conectadas quanto o mundo em que vivemos. Informações em tempo real – geradas a partir de soluções avançadas, incluindo hardware, software e serviços – dão às organizações a vantagem competitiva que precisam para simplificar operações, saber mais sobre seus negócios e clientes e capacitar seus profissionais móveis para que sejam bem-sucedidos no mundo centrado em dados de hoje. Para obter mais informações, visite www.zebra.com. Siga-nos no LinkedInTwitter e Facebook.

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