ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PREPARA JOVENS PARA VIVENCIAR A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Escolas como a MadCode oferecem cursos regulares com o objetivo de preparar crianças e adolescentes para as mudanças tecnológicas que estão por vir

O ensino de Programação é fundamental para a fluência tecnológica tão necessária para acompanhar as mudanças propostas pela Quarta Revolução Industrial, uma transformação tecnológica mais disruptiva do que foram os avanços ocorridos nos últimos 20 anos, como a chegada da internet. Neste sentido, a MadCode, a principal rede de ensino de Programação para crianças e adolescentes do país, vem ajudando a formar os jovens para as realidades que ainda estão por vir, com seus cursos de programação.

As mudanças tecnológicas devem interferir, principalmente, nas ocupações. Segundo a consultoria McKinsey, 45% das atividades remuneradas de hoje deixarão de existir em um futuro próximo. Por outro lado, estima-se que haja um déficit de mais de 400 mil profissionais na área de TI em 2020 somente no Brasil, segundo a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro). Alguns especialistas estimam que as mudanças influenciadas pela atual onda de automação devem ter impacto nos próximos 15 ou 20 anos, um período muito mais curto do que se imaginava.

Nesse contexto, várias nações tornaram o ensino de Programação obrigatório em suas grades curriculares da Educação, como a Estônia e o Reino Unido, em 2014. Diversos países da União Europeia e os tigres asiáticos, como Coréia do Sul e Malásia, fizeram o mesmo, em 2016. A Austrália, por sua vez, propôs abandonar o estudo de História e Geografia da grade, porque são matérias factuais e disponíveis online, em favor da Programação.

“Diante destas mudanças, que já começaram, e por conta da crescente demanda por produtos e serviços tecnológicos, saber programar tornou-se um diferencial de mercado, não só pela capacidade de criar programas, mas por entender como o computador “pensa” e como usar isso a favor das necessidades pessoais ou de negócios, afirma Daniel Cleffi, um dos fundadores da MadCode e executivo responsável pela área de Programação do grupo Cel.Lep, uma das principais redes de ensino de idiomas do país, que recentemente adquiriu a rede de ensino de programação. “Com isso, é possível ter ideias do que pode ser feito – e como – para melhorar produtos e serviços”, acrescenta ele.

A questão está sendo levada tão a sério que grandes líderes globais têm se engajado no incentivo da Programação para jovens ao redor do mundo. O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, por exemplo, já discursou em prol do ensino de programação em rede nacional, incentivando os jovens americanos a desenvolverem seus próprios games e aplicativos. Bill Gates e Mark Zuckerberg também agiram neste sentido e, juntos, criaram a ONG Code.org, para disseminar a linguagem dos códigos (Programação) para os jovens de todo o mundo.

“A formação desde a infância em Programação, como uma das principais habilidades do século XXI, é fundamental para o futuro pessoal e profissional dos jovens. Além disso, os benefícios da Programação transcendem o conhecimento técnico, pois ela fomenta habilidades como raciocínio lógico, foco, resiliência e criatividade, além de favorecer o aprendizado de outras disciplinas”, enfatiza Cleffi.

“A aquisição da MadCode pelo Cel.Lep reforça nossa estratégia em inovação e Educação de ponta. Nos tornamos um Learning Center para formar crianças e adolescentes com vistas ao futuro, em duas habilidades fundamentais do século XXI: o conhecimento de inglês e de Programação. Conseguimos, assim, oferecer um pacote mais completo aos estudantes nestas duas habilidades, que acabam sendo atividades complementares”, afirma o diretor geral do Cel.Lep, Alexandre Garcia.

Sobre a MadCode – A MadCode é a principal rede de Escolas e Sistema de Ensino de Programação para crianças e adolescentes, com currículo plurianual desenvolvido no Brasil. Fundada em 2014, foi adquirida, em 2017, pelo Cel.Lep, uma das maiores e mais reconhecidas escolas de idiomas do País. Seu programa pedagógico ensina lógica e linguagens computacionais, por meio de projetos de programas, games e aplicativos, entre outras habilidades fundamentais do século XXI. O compromisso com a qualidade e o programa pedagógico são ferramentas para cumprir sua missão de ensinar os jovens a transformar suas próprias vidas por meio de coding e tecnologia. Os recursos oferecidos pela MadCode permitem aos seus alunos saírem da posição de meros consumidores para a de produtores de soluções tecnológicas.

Compartilhar com: