Papeleira turca Kipa? Ka??t contará com o sistema XcelLine da Voith em sua fábrica de Söke

  • Produção eficiente de papel embalagem e cartão de alta qualidade
  • Sistema permitirá a produção de gramaturas de 90 a 400 g/m2
  • Pacote de automação garantirá a confiabilidade do processo

A qualidade consistentemente elevada em todas as gramaturas e o baixo consumo de energia foram os dois principais requisitos a serem atendidos pela nova PM 1 da papeleira turca Kipa? Ka??t. É por isso que a empresa optou por um sistema XcelLine com um elevado nível de automação da Voith.

No final de setembro de 2017, a Voith recebeu um contrato da papeleira turca Kipa? Ka??t para a construção da PM 1 em sua fábrica de Söke, no oeste da Turquia. A empresa usará o sistema XcelLine para a produção de cerca de 700.000 toneladas anuais de papel embalagem e cartão de alta qualidade com gramaturas de 90 a 400 gramas por metro quadrado. A papeleira Kipa? Ka??t planeja operar a máquina à velocidade de 1.200 metros por minuto. A seção de formação tem um projeto flexível, que permite a produção de papel com duas ou três camadas.

Uma das principais prioridades para a papeleira turca foi a elevada qualidade do papel com uma alta eficiência da máquina, mesmo para baixas gramaturas. Além disso, a máquina deveria ser particularmente eficiente em termos de sua utilização de recursos, isto é, deveria consumir menos energia, água e vapor. Graças à combinação perfeita de seus componentes, o sistema XcelLine atende ambos os critérios.

Na unidade de preparação de massa da PM 1, por exemplo, diversos produtos da família BlueLine reduzirão os custos com tratamento de fibras frescas, energia, água e manutenção. Em quatro linhas de preparação de massa equipadas com uma tecnologia de processamento especialmente desenvolvida para trabalhar com diversos tipos de papéis reciclados e diferentes massas – além de uma capacidade produtiva total de mais de 3.000 t/dia –, a Voith criou as condições necessárias para a fabricação de papeis de alta qualidade. Além das máquinas diretamente envolvidas no processo, a Voith também fornecerá todo o sistema de água, lodo e rejeitos, assim como os principais componentes da estação de tratamento de água da planta.

A distribuição da massa é feita por três caixas de entrada MasterJet Pro. O sistema de água de diluição OnQ ModuleJet, integrado à caixa de entrada para fabricar o miolo do papel, permite a dosagem da água de diluição diretamente nessa camada intermediária. O resultado é uma distribuição uniforme ao longo de toda a altura da camada. Esse sistema melhora a precisão da resposta ao controle da folha de papel em mais de 50% em comparação com sistemas convencionais, garantindo perfis transversais otimizados e uma melhor orientação das fibras.

Um elemento-chave da seção de secagem Combi DuoRun são os cilindros de aço EvoDry, que permitem reduzir o número de cilindros secadores nas seções de pré e pós-secagem. Isso reduz o peso da seção de secagem, o que se traduz em menor investimento e menor consumo de eletricidade – sem comprometer a qualidade da produção.

Além disso, a PM 1 será equipada com uma prensa de sapata Tandem NipcoFlex com quatro feltros e uma terceira prensa a jusante para melhorar a suavidade do papel, bem como uma unidade aplicadora SpeedSizer AT e calandras de nip EcoCal Hard e EcoCal Soft. Se o papel for revestido, o processo utilizará até três unidades aplicadoras DynaCoat AF e uma unidade DF Coat para revestimento direto. Os papéis não revestidos são diretamente transferidos por uma enroladeira intermediária Sirius para as duas rebobinadeiras VariFlex com a tecnologia de enrolamento em dois rolos suporte. A Voith também fornecerá toda a vestimenta inicial, além de três outros conjuntos de vestimentas de reposição para a PM 1.

Um pacote de automação abrangente, composto pelo sistema de controle de processo OnControl, o sistema de controle de qualidade OnQ, o sistema de informações OnView e o sistema de monitoramento de condições OnCare CM aumentará a confiabilidade do processo, permitindo também uma melhor manutenção preventiva da máquina. Isso reduzirá a frequência das dispendiosas paradas da máquina. Além disso, o sistema de gestão de energia OnV que será integrado à PM 1 permitirá identificar, localizar e apresentar todo o consumo de energia da máquina em tempo real, oferecendo ao usuário diversas opções para o aumento da eficiência energética durante a produção de papel. Nesse particular, o sistema de ar da máquina, que garantirá elevadas taxas de recuperação de calor e alta confiabilidade operacional, fará uma contribuição especialmente importante para a redução da energia consumida e, consequentemente, a eficiência econômica da máquina.

A boa experiência que a Kipa? Ka??t teve com a Voith recentemente, durante a construção de sua mais recente unidade de preparação de massa, em 2013, foi o fator que motivou a empresa a decidir, desde o início do projeto, que a nova máquina seria fornecida por uma única empresa. A papeleira turca estava mais do que satisfeita com o desempenho e a confiabilidade dessa unidade de preparação de massa, por isso, decidiu confiar à Voith não apenas todo o contrato de sua PM 1, mas também todo o planejamento da construção da máquina. Como parte de seu conceito Process Line Package, a líder tecnológica sediada em Heidenheim assumirá toda a responsabilidade pelo projeto, garantindo a conclusão do trabalho dentro do cronograma e ao custo contratado.

Por fim, a Kipa? Ka??t está planejando trabalhar com a Voith novamente na construção de outra máquina para papéis embalagem não revestidos com a mesma largura e capacidade produtiva semelhante para essa mesma unidade fabril.

Sobre a Voith

A Voith Paper é uma Divisão do Grupo Voith, além de parceira líder e pioneira na indústria papeleira. Por meio de inovações constantes, a Voith Paper está otimizando o processo de fabricação de papel com seu foco no desenvolvimento de produtos que preservam recursos, reduzindo dessa forma o consumo de energia, água e fibras. Além disso, a Voith Paper oferece um amplo portfólio de serviços para todas as seções do processo de fabricação de papel.

Há 150 anos, as tecnologias da Voith vêm inspirando clientes, parceiros de negócios e colaboradores no mundo inteiro. Fundada em 1867, a Voith atualmente tem cerca de 19.000 colaboradores e vendas de € 4,3 bilhões. Com unidades operacionais em mais de 60 países, é uma das maiores empresas familiares da Europa. Como líder tecnológica, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo & gás, papel, matérias-primas e transporte & automotivo.

Compartilhar com: